quinta-feira, 31 de maio de 2012

Resumo - Camões, Poeta pelo Mundo em Pedaços Repartido



Pouco se sabe sobre Camões. Presume-se que tenha nascido em Lisboa à volta de 1524 e que pertencia a uma família da pequena nobreza, tendo estudado em Coimbra.
Atraiu-se por Lisboa e deixou os estudos na sua juventude, trocando-os pelo ambiente da corte de D. João III, onde ganhou a fama de bom poeta.
Segue para Ceuta por volta de 1549 e fica lá até 1551.
Volta a Lisboa e regressa à vida boémia. Envolve-se numa rixa e é preso no tronco da cidade, sendo libertado mais tarde e de seguida embarca para a Índia na armada de Fernão Álvares Cabral.
Em 1554 embarcou na armada de D. Fernando de Meneses que patrulhou o Mar Vermelho, onde se inspirou para a canção “Junto de um saco, fero e estéril monte”. Passado algum tempo é nomeado “provedor-mor dos defuntos nas partes das China”.
Na viagem de regresso, por volta de 1558, naufraga na foz do rio Mekong, e apenas consegue salvar o manuscrito de Os Lusíadas.
Em 1567 vem para Moçambique, onde foi encontrado na pobreza por Diogo do Couto.
Chega a Lisboa e consagra todos os cuidados à impressão da epopeia. A sua publicação em 1572 fê-lo melhorar a sua vida em termos monetários. Devido à tragédia da batalha de Alcácer Quibir, Camões morre deprimido a 10 de Junho de 1580.

Sem comentários:

Enviar um comentário